sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

NUNCA MAIS VOCÊ VAI COMER PEIXE RUIM



Os peixes são boas fontes de vitaminas e minerais.
Eles apresentam boas concentrações de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras), como A, E e, principalmente, D. Também são ricos em vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) como niacina - presente nas reações químicas de liberação de energia em nosso corpo - e ácido pantotênico - essencial no metabolismo de proteínas, carbohidratos e gorduras.
Além disso, os peixes contêm vários minerais importantes como, sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.

O tipo de gordura predominante nos peixes é a poliinsaturada diferentemente das carnes vermelhas, as quais contêm uma alta proporção de gordura saturada. A do tipo saturada, quando consumida em grande quantidade, pode ser prejudicial para o coração.
Dentre as “famílias” de gordura polinsaturada, destaca-se o ómega 3, devido aos grandes benefícios proporcionados à nossa saúde, como: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame), redução da pressão arterial, acção anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.

Minha escala de paladar:

NÍVEL 1-ÓTIMO

galo do alto
sirigado
pescada amarela
pampo
dentão

NÍVEL 2-BOM

salmão
cavala
bacalhau
badejo
robalo
garopa

NÍVEL 3-REGULAR

sardinha
merluza
cioba
atum
saúna
serra
guaraxuba
corvina
tainha
dourado
bonito
namorado
enchova
agulha
xaréu
pescada
espada
carapeba
carapicu

NÍVEL 4-PÉSSIMOS

bejupirá
cangulo
ariacó
pargo
caxumba
enxada

EU GARANTO.

Um comentário:

  1. Muito bom, adoro comer peixes. A maioria que me agrada estão de regular para cima. Gosto também da truta e não vi na relação.
    Parabéns pelo post.
    Abraços

    ResponderExcluir

obrigado pelo comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...