terça-feira, 28 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA E AGORA COMO ESCAPAR IMUNE

Febre, dores no corpo, mal estar e desânimo. Os sintomas da gripe são conhecidos e está comprovado que na mudança de clima e temperatura os vírus gripais (adenovírus e influenza, principalmente) encontram condições mais propícias de se fixarem no organismo. Não existe remédio contra a gripe, mas algumas medidas preventivas podem ser tomadas para tentar se livrar do incômodo. Evitar lugares muito fechados e com muita aglomeração de pessoas, se agasalhar e fazer uso de vitaminas A e C na prevenção.De uma maneira geral, os estudiosos do assunto recomendam tantos as vitaminas concentradas comercializadas em farmácias naturalistas ou tradicionais quanto às encontradas nos alimentos. A vitamina C está contida nas frutas cítricas (laranja, mexerica, tangerina e acerola e a A nos alimentos corados como cenoura, beterraba e tomate). Para quem é pego de surpresa, a alternativa é tratar dos sintomas.
Outra forma de prevenir a gripe é tomando a vacina no início de cada estação da gripe. Quanto mais cedo melhor, pois leva cerca de duas semanas para que a vacina mostre seu efeito protetor por completo. Em especial, as crianças com idade abaixo de 9 anos, que nunca tomaram a vacina, devem tomá-la logo no início porque precisarão tomar duas doses da vacina com um intervalo de um mês.
A vacina da gripe funciona como um despertador da resposta do sistema imunológico do organismo. Quando você toma a vacina, o seu corpo reconhece o vírus como um invasor e produz anticorpos contra ele. A próxima vez que o seu corpo encontrar o vírus, vai se lembrar de que o vírus é um invasor hostil e rapidamente irá produzir anticorpos para matá-lo.
Mas se o seu corpo se lembra do vírus, por que você precisa tomar a vacina da gripe a cada ano? Primeiro, porque os tipos de vírus são diferentes e mudam a cada ano. Segundo, porque a imunidade declina com o tempo.
A vacina da gripe nos EUA vem em duas formas: injetável e spray nasal.
Especialistas na área médica dizem que a melhor maneira de se evitar a gripe é praticar uma boa higiene.
Aqui estão algumas dicas:
lavar as mãos com água morna e sabão.
evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Se estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas:
ficando em casa até que esteja se sentindo melhor.
cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar.
lavando bem as mãos com água morna e sabão se as tiver usado para cobrir a boca ao espirrar ou tossir.
Lembre-se de que você pode espalhar a gripe por até sete dias depois de ter ficado doente, portanto, tenha cuidado mesmo depois que a maior parte dos sintomas tiver desaparecido.
Na próxima sessão, vamos fazer observações sobre a vacina da gripe e ver como ela ajuda a manter essa doença longe.
Uma simples gripe pode evoluir para a infecção bacteriana das vias aéreas superiores. É imprescindível a participação do médico para fazer o diagnóstico e receitar os medicamentos específicos, no caso antibiótico, se infecção bacteriana ocorrer. Cada tipo de infecção exige um critério e medicamentos adequados. A automedicação é absolutamente condenável.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...