quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

BRASÍLIA O PLANETA DOS MACACOS


 
É preciso procurar cidadãos de cabelos brancos para ouvir recordações de cenas semelhantes à que se assistiu hoje, em Brasília.

Os cavalos, o gás lacrimogêneo, as balas de borracha e os cassetetes contra estudantes foram um traço típido do regime militar em sua agonia, quando o Comando Militar do Planalto assumiu o controle sobre a cidade para tentar reprimir protestos de rua e atemorizar a oposição parlamentar.

Hoje, a PM foi à rua para reprimir estudantes que querem o impeachment de José Roberto Arruda.

Eleito por voto popular, o governador tem o direito de tomar todas medidas legais para manter-se no cargo. Mas isso não inclui convocar a tropa de choque para agredir os estudantes,  que exercem liberdades politicas duramente conquistada naquele período da história em que os patronos do partido de Arruda, o DEM, governavam o país com apoio dos generais.

A brutalidade da reação de Arruda já podia ser antecipada ontem, na desocupação da Câmara Legislativa. Dezenas de cabos eleitorais com emprego público foram chamados para agredir e provocar os estudantes, num ambiente de tensão e troca de palavras-de-ordem que esteve perto do confronto físico.  Soldados da PM circulavam entre os estudantes, à paisana, numa atitude de quem poderia entrar em ação a qualquer momento.

A reação de Arruda só terá alguma utilidade quando ele se mostrar capaz de dar respostas no terreno democrático, oferecendo explicações racionais e cíveis sobre as imagens em que aparece recolhendo dinheiro de caixa 2. Enquanto isso não ocorrer, os protestos irão continuar e devem crescer — até porque é impossível não ficar indignado diante de um ataque às liberdades públicas. Menos de 100 estudantes ocuparam a Câmara Legislativa. Falava-se em 5 000 no protesto de hoje.  Imagine quantos estarão presentes nas próximas.

POST VIA http://colunas.epoca.globo.com/paulomoreiraleite/2009/12/09/arruda-ja-lembra-o-passado/

Um comentário:

mnc disse...

Estou solidario a todas as manifestações e quero participar de alguma forma desta nova fase que temos em mãos, de poder passar a limpo, não somente Brasilia, mas, o Brasil como um todo.
A corrupção nos causa muitos danos e somente protestando e manifestando nossa opinião, é que poderemos criar algum constragimento nos politicos que acreditam que não vai dar em nada ou via acabar em pizza, como aconteceu nos outros casos recentes desta bandalheira. Os estudantes estão certos e precisam de apoio de todos que não aguentam mais tanta corrupção.
Todos pela democracia e pelo direito de livre manifestação, nem que para isto algumas pessoas fiquem privadas de chegar a seu destino, mas é por uma nobre causa, o fim dos corruptos que nos sugam e roubam nossas esperanças em dias melhores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...