terça-feira, 19 de julho de 2011

KIWI UM FORTE ALIADO NA SUA DIETA

Quem vê um kiwi, fruta oval de casca castanha peluda, não imagina a cor verde esmeralda da sua polpa suculenta. Ao contrário do que se pensa, o kiwi não é originário da Nova Zelândia, mas sim do sul da China.


Informação Nutricional
O kiwi é um fruto particularmente rico em vitamina C, fibras, potássio e ácido fólico. A vitamina B6 e a niacina são encontradas em quantidades menores.
Contém alguns antioxidantes como carotenóides, compostos fenólicos, flavonóides e clorofila e também outros minerais como magnésio, ferro e cálcio. Como o abacaxi, contém uma enzima, a actinidina, que ajuda a amaciar carnes e facilita a digestão. É por isso que quando se põe kiwi na gelatina, ela não solidifica. 

Saúde
A boa combinação entre as vitaminas A e E existentes no kiwi melhora o desempenho do sistema imunitário, diminui o risco de cancro e de doenças cardiovasculares.
Alguns dos elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e especialmente o potássio, contribuem para controlar a tensão arterial. O fruto fornece também quantidades razoáveis de fibras solúveis, que facilitam o trânsito intestinal e a diminuição dos níveis de colesterol. Para as gestantes, é boa fonte de ácido fólico e tem a particularidade de ajudar a fixar o ferro devido aos altos teores de vitamina C. 

Tabela de Composição Nutricional

Kiwi (por 100g de porção edível)
Calorias 61
Porteínas 0,99g
Hidratos de Carbono 14,9g
Gorduras 0,44g
Fibras 1,90g
Vitamina C 98mg
Ácido Fólico 22,4µg
Potássio 332mg

Fonte: Philippi, Sonia Tucunduva. Tabela de Composição de Alimentos: suporte para decisão nutricional. Brasília: ANVISA, FINATE/NUT.2001



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...