segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O PRAZER DE DESCASCAR UM ABACAXI

ORIGEM
Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho,da família das bromeliáceas. Frutificação: durante o ano todo.
CARACTERISTICAS
Planta herbácea, terrestre, de até 1 metro de altura, com caule pouco desenvolvido, folhas lineares, alongadas, em forma de calhas e dispostas em torno de um eixo central. Flores de coloração roxo-purpúrea, reunidas em inflorescência terminal, de eixo grosso, carnoso e cônico-oval. Abertas as flores, as pétalas se desprendem e as sépalas, junto com outras partes das flores e da inflorescência, soldam-se formando o fruto. Trata-se de uma inflorescência denominada sorose (nome de origem grega, derivado de soros, que significa agrupamento). Conhecido mundialmente como ananás e no Brasil como abacaxi.
ABACAXI
PARTES APROVEITADAS
Toda a fruta
INDICAÇÕES
Energeticamente é refrescante, de sabor doce e ácido. Acalma, abaixa a pressão, é diurético e nutritivo, é importante para a formação óssea dos adolescentes, fluidificante de secreções de vias aéreas, indicado nas bronquites e gripes.
Utilidades Medicinais
ANEMIA
A acidez do abacaxi favorece,na digestão, a absorção de ferro.
O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.
DIURESE
O suco de abacaxi é excelente diurético.
INAPETÊNCIA
O suco de abacaxi, sem açúcar,tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.
NEFROLITÍASE
Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos.
O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás.
Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi,e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso
ABACAXI
É eupéptico, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, antiictérico, antiartrítico, antihidrópico, antidiftérico, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
NA CULINÁRIA
O abacaxi é utilizado na indústria para produzir essências.
De sua poupa são feitos inúmeros pratos saborosos.
Seu sumo é empregado em sucos e doces
Sua casca é aproveitada para fazer um delicioso licor .
Propriedades Nutritivas por 100 gramas da fruta(polpa)

Vitamina A
(mg)
Vitamina B1
(mg)
Vitamina B2
(mg)
Vitamina C
(mg)
Niacina
(mg)
Calorias
(Kcal)
4,00
51,00
17,00
10,90
0,245
52,00
Glicídios
(g)
Proteínas
(g)
Lipídios
(g)
Cálcio
(mg)
Fósforo
(mg)
Ferro
(mg)
13,70
0,40
0,20
18,00
8,00
0,50
Fonte: br.geocities.com

VALORES NUTRICIONAIS
Porção
100g
Kcal
52.0
HC
13.7
PTN
0.4
LIP
0.2
Colesterol
0
Fibras
1.4
A planta, cujo nome científico é Ananas comosus, pertence à família das bromélias e o fruto é, na verdade, uma frutescência: cada gominho é um fruto independente que se juntou com os demais durante o processo de crescimento.
É famoso em todo o mundo pelo seu perfume delicioso, pelo seu sabor acre-doce e por seu grande valor nutritivo.
O abacaxi é uma fruta deliciosa, muito apreciada em todos os países tropicais. Sua polpa saborosa é ligeiramente ácida, e muito refrescante. Ao lado das qualidades organolépticas, que o distinguem universalmente, há o seu alto valor dietético, comparável ao das melhores frutas tropicais. Por exemplo, o suco de abacaxi é um alimento energético, pois um copo (150 cm3) propicia, em média, cerca de 150 calorias ao organismo humano. O teor de açúcar do suco varia, em geral, em trono de 12 a 15%, dos quais aproximadamente 66% são de sacrose e 34% de açúcares redutores (glicose e frutose).
O abacaxi contém, principalmente, potássio, além de magnésio e cálcio. As vitaminas presentes são muito numerosas. Considera-se o suco de abacaxi uma fonte de vitaminas: A (0,3mg em 100g de suco), vitamina B1 e uma fonte aceitável de vitamina C (8,5mg em 100g em média), porém não contém vitamina D.
É um adjuvante da digestão, em Virtude de conter a bromelina, uma mistura de enzimas proteolíticas (que desdobram proteínas), que em meio ácido ou alcalino ou neutro transforma as matérias albuminóides em proteoses e peptonas (fragmentos resultantes da destruição enzimática da proteína).
VALOR NUTRITIVO
É uma fruta com alto teor de vitamina C.
Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, uma outra substância que facilita a digestão das carnes. Também é bastante rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...