segunda-feira, 7 de maio de 2012

ELEIÇÕES SE APROXIMAM FALTANDO 5 MESES




 Infelizmente, nosso sistema político virou um “balcão de negócios”, onde o “toma lá, dá cá” faz com que os cargos em uma administração sejam divididos entre os diversos grupos políticos, qualquer que seja a competência dos nomeados.

 Via de regra, com o interesse individual se sobrepondo ao coletivo.  Entretanto, existe uma defasagem entre o tempo de desenvolvimento econômico e social (décadas) e o tempo de desenvolvimento político (quatro anos) e a população não deveria ficar à mercê dos impulsos e das vaidades do grupo que chegar ao poder.

Para neutralizar essa defasagem, o município necessita ter uma clara visão do rumo a tomar, elaborando um planejamento estratégico consistente e responsável, alinhado com o Plano Diretor (foco no desenvolvimento e expansão territorial urbana) e Plano Plurianual Municipal (foco orçamentário).

A seguir, é necessário montar um bom sistema de gestão para implementar os projetos, cercando-se de pessoas preparadas e competentes. Se esses quadros forem encontrados entre a “base aliada”, ótimo, senão precisam ser requisitados!


Os eleitores conscientes gostariam de conhecer a plataforma eleitoral dos partidos e candidatos e quais suas diretrizes (metas + planos para atingir essas metas).

Já possuem um plano de metas elaborado ? A maioria dirá que sim, mas isso normalmente significa apenas enunciados vazios do tipo “mais educação”, “aumentar a segurança”, “melhorar o atendimento à saúde”.

Isso é o óbvio! O que a população consciente quer conhecer são os planos de ação, ou seja, o planejamento de todas as ações necessárias para atingir essas óbvias prioridades.

Paulo A. Schütz Engenheiro mecânico, especialista em Gestão da Qualidade Total

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...