Os pescadores de São Luís terão, a partir de agora, um apoio a mais da Prefeitura de São Luís. O prefeito da capital, João Castelo, assinou, na manhã de ontem, em solenidade com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim, o termo de recebimento do caminhão feira do peixe, veículo projetado especialmente para armazenagem e comercialização do pescado.
O evento ministerial aconteceu no auditório do Museu Nacional da República, com a participação de representantes de mais de 50 municípios contemplados. A seleção foi feita mediante edital de chamada pública do Ministério da Pesca e Aquicultura e representa um investimento de R$ 237.000,00 em cada caminhão. Acompanharam o prefeito João Castelo os secretários municipais Júlio França (Agricultura, Pesca e Abastecimento), João da Cruz Coelho Milhomem (Relações Parlamentares), Alarico Ribeiro Gonçalves (Articulação Institucional) e Edwin Jinkings (Comunicação).
Em sua fala na solenidade de entrega dos caminhões feira do peixe, João Castelo destacou a importância do programa. “É uma solenidade simples, mas de grande significado. Quero parabenizar o ministro Gregolim pela iniciativa e, inclusive, já o deixamos sensível para a necessidade de mais caminhões desse tipo para atender os mais de mil pescadores artesanais de São Luís, bem como a nossa população, superior a um milhão de habitantes. Todos nós temos que trabalhar em prol da população, sobretudo dos menos favorecidos. E o apoio do Governo Federal é extremamente importante”, disse.
Em seu discurso, o ministro Altemir Gregolim afirmou que, com o projeto, o Ministério da Pesca pretende criar condições para que o produtor do pescado comercialize o produto direto ao consumidor. “A nossa preocupação é para que o povo consuma um pescado de qualidade, de um setor que agora que está se estruturando como área estratégica de segurança alimentar e de geração de emprego e renda. Para mim é um motivo de muito orgulho estar concretizando este programa”, ressaltou.
Caminhão – O caminhão feira do peixe vai permitir que a população tenha acesso a um pescado de qualidade, com frequência e com preço que poderá ficar menor que o do mercado à medida que a oferta cresça. A “feira móvel” possui uma carroceria frigorífica projetada para a armazenagem e comercialização do pescado, equipada com câmaras frigoríficas que podem ser usadas para o armazenamento de pescado congelado e fresco e tem capacidade de transporte superior a 3,5 toneladas.
As características técnicas permitem que o caminhão seja aberto e transformado em ponto de comercialização, que funciona como uma feira ambulante ou peixaria móvel. De acordo com o titular da Semapa, Júlio França, o caminhão feira do peixe poderá ser utilizado nas feirinhas livres realizadas em vários bairros de São Luís, bem como em projetos específicos desenvolvidos pela Secretaria.


Olivaci, gostei do blog.
ResponderExcluirTens mais um seguidor, o Fusca das charges.
Se quiser ilustrar com algum dos rabiscos do Fusca, é só acessar o
www.fuscabrasil.blogspot.com
e copiar.
Abraço!