terça-feira, 22 de junho de 2010

MARCOS CALS O TODO PODEROSO CID GOMES EM PERIGO

O senador Tasso Jereissati lançou o nome do deputado estadual Marcos Cals para a disputa ao Governo do Estado, pelo PSDB, nas eleições de outubro próximo. O lançamento ocorreu na reunião entre os tucanos, na manhã desta terça-feira (22), no escritório do senador, na Aldeota. O nome de Marcos Cals, que até pouco tempo era secretário da Justiça e Cidadania (Sejus) do Governo Cid Gomes, deverá ser confirmado na convenção do PSDB, no próximo sábado, no Siqueira. A vice deverá ficar entre o radialista Paulo Oliveira e a suplente de deputada Tânia Gurgel. Esta última com a forte bandeira do social, área bastante criticada pelos opositores de Cid Gomes. E também por alguns aliados.

Marcos César Cals de Oliveira, de tradicional família de políticos, vem construindo, ao longo de sua atuação parlamentar, uma brilhante trajetória.

O envolvimento da família com o mundo político foi o principal incentivo para que Marcos Cals também ingressasse na política partidária. No início dos anos 80, fundou, ao lado irmão Cesar Cals Neto, o Partido Social Democrata (PSD). Em 1986, com apenas 22 anos, conquistou a primeira vitória nas umas pelo extinto PDS, sendo eleito o mais novo deputado estadual da história do País e atualmente está no exercício do quinto mandato na Assembléia Legislativa. Filiado ao PSDB desde 1997.

Durante os mandatos, teve atuação importante nas Comissões de Agropecuária e Recursos Hídricos e Orçamento e Finanças, tendo sido relator do orçamento do Estado por quatro vezes; presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio; deputado estadual constituinte em 1989 , relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, sub-relator da Reforma do Judiciário, vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças; primeiro corregedor da Assembléia e vogal da Mesa Diretora.

Político de centro-esquerda, formado em Sociologia, grande entusiasta do uso de gás natural no transporte coletivo e preocupado com as causas sociais com atuação voltada para as pessoas humildes do Interior do Estado e das pequenas comunidades, Marcos Cals demonstrou logo no início da vida parlamentar uma grande capacidade de articulação. Excelente negociador, sempre soube ouvir e ponderar diante das situações mais conflituosas do Poder Legislativo.

Marcos Cals tem procurado exercer seu mandato mantendo um contato direto com a sociedade, e essa parceria, ele tem procurado estreitar na presidência da Mesa Diretora. Para isso, vários projetos estão sendo colocados em prática. Entre eles está o Conhecendo o Legislativo Cearense, levando à Assembléia a cada semana, universitários, estudantes secundaristas e representantes de comunidades para acompanharem o dia-a-dia dos deputados estaduais. E a Assembléia Legislativa também vai à sociedade. Semanalmente, uma equipe de técnicos do Legislativo e deputados estaduais visita escolas e esclarecem sobre o funcionamento da Assembléia.

Mesmo com a dedicação à presidência da Mesa Diretora, Marcos Cals também volta sua atenção para os municípios pelos quais recebeu grande votação: Boa Viagem, Palhano, Cedro, Pires Ferreira, Paramoti, Madalena, Juazeiro do Norte, Farias Brito, Penaforte, Horizonte e Vale do Acarape, sempre buscando melhorias para essas comunidades e mais qualidade de vida para seus habitantes. A partir de sua destacada atuação foi condecorado com títulos de cidadania dos municípios de Boa Viagem, Novo Oriente, Pires Ferreira, Capistrano e Madalena.

A atuação de Marcos Cals à frente da Assembléia tem procurado estimular o debate e fazer com que o Poder Legislativo seja a instância mais apropriada para as discussões, o que tem permitido a visita freqüente de ministros de Estado e autoridades à Assembléia, para debates em que o principal beneficiado seja a sociedade.

A partir dessa postura foi possível a criação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar em parceria com o Unicef e a União dos Dirigentes Municipais em Educação, secção Ceará, (Undime-CE). Durante nove meses será feita uma pesquisa nas escolas públicas de 49 municípios cearenses entre crianças das séries iniciais para avaliar o aprendizado da leitura e escrita. Ao final, um relatório com diagnóstico e dados será entregue para que os gestores municipais possam mudar o perfil do aprendizado das crianças do Ceará.

Com ações, determinação e espírito democrático, Marcos Cals vem implementado um novo modelo de gestão política, em que a sociedade é vista como o vetor principal da atividade política, tomando a cidadania a palavra de ordem do exercício democrático.

O IBRACON - 1a. SEÇÃO REGIONAL, reconhecendo a destacada atuação do Deputado Marcos Cals em sua gestão na Presidência da Assembléia Legislativa do Ceará, desempenhando suas elevadas atribuições com competência técnica e dando exemplo de Transparência e Ética nas ações que vêm sendo empreendidas, outorga-lhe o PRÊMIO TRANSPARÊNCIA e ÉTICA 2004, instituído com o propósito de ressaltar esses valores de conduta que devem ser praticados, cada vez mais, por todos aqueles que aceitam o desafio de atuar como gestor .

#CID e #CIRO vão ganhar, passagens pra sair do #Ceara, não é de TAXI, nem de TREM, nem de AVIÃO, e numa JUMENTA sem direção


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelo comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...