sexta-feira, 26 de abril de 2013

ETERNA LUA DE MEL

BRIGA DE PODERES


LEI DE ARBORIZAÇÃO URGENTE



Benefícios da Arborização  

Redução da Temperatura

As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano. No entanto, a eficiência do processo depende das características da espécie utilizada, tais como a forma da folha, a densidade foliar e o tipo de ramificação. O vento também afeta o conforto humano e seu efeito pode ser positivo ou negativo, dependendo grandemente da presença de vegetação urbana. No verão, a ação do vento, retirando as moléculas de água transpiradas por homens e árvores, aumenta a evaporação. No inverno, significa um aumento do resfriamento do ar.

Redução da Poluição Urbana
As árvores no ambiente urbano têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. No entanto, a capacidade de retenção ou tolerância a poluentes varia entre espécies e mesmo entre indivíduos da mesma espécie. Algumas árvores têm a capacidade de filtrar compostos químicos poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), o ozônio (O3) e o flúor. Mesmo considerando-se que as árvores podem agir com eficiência para minimizar os efeitos da poluição, isso só será possível por meio da utilização de espécies tolerantes ou resistentes. Os danos provocados pela poluição atmosférica podem ser muito significativos, dependendo principalmente das espécies utilizadas e dos índices de poluição.

Redução dos Ruídos
O nível de ruído excessivo nas cidades, provocado pelo tráfego e por diversas outras fontes, afeta psicológica e fisicamente as pessoas. A presença das árvores reduz os níveis da poluição sonora ao impedir que os ruídos e barulhos fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e edifícios, causando uma sensação de um som permanente, similar ao que sentimos ao falar numa sala vazia, sem móveis. Isto é, as árvores e suas folhas contribuem para absorver a energia sonora fazendo com que os sons emitidos desapareçam rapidamente.

O Valor de uma Árvore
Pode-se atribuir às árvores um valor sentimental, cultural ou histórico. Alguns deles são valores subjetivos, difíceis, portanto, de quantificar. A maioria das pessoas considera o fator estético como o principal na arborização urbana, em virtude da aparência das árvores ser direta e imediatamente perceptível, ao contrário dos demais benefícios.

As alterações que as árvores sofrem em função das estações do ano fazem com que estas se apresentem ora com flores, ora com folhas ou sem folhas. Estas modificações são importantes pela renovação da paisagem urbana. Elementos como textura, estrutura, forma e cor, inerentes às arvores, alteram o aspecto da cidade, quebrando a monotonia e a frieza típica das construções.

Outras qualidades que podem ser atribuídas às árvores urbanas são seu poder de interferir em microclimas e de reduzir a poluição, os ruídos e a temperatura. A estes atributos, associam-se as contribuições sociais, que podem ser definidas como a saúde física e mental do homem, as opções de recreação propiciadas pela arborização e o aumento do valor das propriedades em função da existência de árvores ou áreas verdes.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A FORÇA DO COOPERATIVISMO



Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.

É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.

Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade.

PROGRAMA MACAU MAIS LIMPA



Cerca de 80 homens da limpeza Pública de Macau, fizeram mais um mutirão para limpar os 2 Km do Anel Viário e Ruas do Bairro de N S dos Navegantes, o esforço da atual gestão é tentar colocar no ranking das cidades mais limpa do Brasil.  

quarta-feira, 10 de abril de 2013

SINFARN CONVOCA FARMACÊUTICOS




SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – SINFARN

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL

A Presidenta do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições, convoca os associados em gozo dos seus direitos estatutários a participarem da assembleia geral a ser realizada no auditório do CRF/RN, no dia 25 de abril de 2013, às 15:30 horas, em 1ª convocação ou às 16:00 horas, em 2ª e última convocação, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1 - Tratar de condições salariais e outras reivindicações para os empregados que prestam serviços nas empresas do ramo de Comércio de Produtos Farmacêuticos varejista e atacadista, hospitais, laboratórios e clínicas no Estado do RN; 2- Autorizar a Diretoria do Sindicato a celebrar Convenção ou Acordos Coletivos de Trabalho com os sindicato dos estabelecimentos de saúde do estado do RN, sindicato do com.varej.de produtos farmacêuticos do RN e sindicato do comercio atacadista do estado do r g norte, além de empresas do ramo de Comércio de Produtos Farmacêuticos varejista e atacadista, hospitais, laboratórios e clínicas, ou instaurar processo de Dissídio Coletivo a favor dos empregados que prestam serviços na base territorial do Estado do RN; 3- Autorizar desconto em favor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, de acordo com o Art. 513, alínea “e’’ da CLT para atender os seus encargos sociais; e 4- Instituir a Contribuição Confederativa prevista no Art. 8º, IV da Constituição Federal. Natal/RN, 09 de abril de 2013.
ELAINE CRISTINA CÂMARA
Presidenta

terça-feira, 9 de abril de 2013

EX-PREFEITO FLÁVIO VERAS SEMPRE FOI PARCEIRO DO MP


O ex-prefeito de Macau Flávio Veras falou com a imprensa e afirmou ter ficado surpreso com o mandado de busca e apreensão cumprido na manhã desta terça-feira (9). Segundo disse, os oficiais levaram dos seus aposentos um Iphone, um notebook, documentos e um veículo Land Rover de sua propriedade.
“Eu não compreendi porque esse abuso. Nunca deixei de colaborar com o Ministério Público quando estive à frente da prefeitura e sempre entreguei toda a documentação que eles pediam”, declarou.
O ex-prefeito de Macau afirmou que está à disposição do Ministério Público para prestar qualquer esclarecimento. “Eu estou à disposição dos órgãos fiscalizadores e da justiça para esclarecer o que eles julgarem necessário”, finalizou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...