quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ESPIRITUALISMO E ESPIRITISMO



Esta expressão é normalmente utilizada em oposição ao materialismo, que engloba os que acreditam tão somente na matéria.

Enquanto o Materialismo explica fenômenos como a memória, a capacidade de raciocinar, as emoções e os sentimentos como impulsos apenas físico-químicos do sistema nervoso, do sangue, enfim, do complexo orgânico do Homem, e o Universo como uma obra do acaso, perfeitamente explicável pelas leis das Ciências Exatas, os adeptos do Espiritualismo crêem na Criação Divina e na alma como fonte dos sentimentos, das sensações, das paixões e dos pensamentos humanos.

O Espiritualismo é uma corrente filosófica que crê em Deus e na alma, na imortalidade do ser, nos princípios morais e espirituais. Não se deve, porém, confundir Espiritualismo com Espiritismo, erro muito comum. Todas as religiões que admitem a existência de Deus e da alma podem ser chamadas de espiritualistas, assim tanto católicos, quanto protestantes, umbandistas, adeptos do candomblé, judeus, muçulmanos, entre outros, são incluídos nesta categoria. Aliás, mesmo pessoas que não têm uma religião definida, se acreditam nestes mesmos preceitos básicos, também são consideradas espiritualistas.

Mas nem todos os seguidores do Espiritualismo acreditam em espíritos, ou na comunicação entre estes e os seres encarnados, crença que define os espíritas, que adotam o Espiritismo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...