sábado, 8 de junho de 2013

CAMAPUM A PRAIA MEDICINAL


Que o mar possui propriedades medicinais e terapêuticas não é novidade. Mas hoje a ciência médica moderna baseia-se nas propriedades marinhas de elementos como a água do mar, as algas, o barro, a brisa marítima e a areia para obter resultados terapêuticos de diversa ordem.

Por todas as razões que aqui lhe apresentamos aproveite bem os banhos de praia!

A vida nasceu do mar e, curiosamente, o plasma sanguíneo de alguns mamíferos (entre os quais se encontra o homem) tem uma composição semelhante à da água marinha.

O plasma é que mantém os elementos do sangue revigorados (tanto os glóbulos vermelhos como os brancos) e transporta os elementos nutritivos para as várias células.

As células banham-se na água intersticial, que é um líquido semelhante ao soro fisiológico, com uma determinada quantidade de água e sais minerais, entre eles o cloreto de sódio. “Esse líquido apresenta, sem dúvida, a mesma composição química que existe na água do mar, explica o médico fisiatra António Ramos”.

A semelhança é tal que, em 1903, o biólogo René Quiton substituiu pequenas quantidades de sangue por água do mar para salvar um cão. Isso explica que os elementos dessa água têm propriedades eficazes quando postos em contato com o organismo.

A talassoterapia provém dos vocábulos gregos thalassa (mar) e therapeia (terapia) e constitui a ciência que estuda e permite aproveitar essa grande reserva de princípios activos que existe no mar, através de banhos, hidroterapia, algas e cosmética marinha.

Outra terapia adstrita à talassoterapia é a algoterapia, que reforça e potencia ao máximo a ação do meio ambiente marinho sobre o estado de saúde em geral, melhorando especialmente certas doenças da pele e atuando sobre o equilíbrio neuro-sensorial.

Pelas suas altas concentrações de elementos marinhos, as algas atuam como corretores e têm propriedades que remineralizam, sendo possíveis resultados espetaculares quando são aplicadas em tratamentos corporais e faciais. Quando as algas são reduzidas a partículas muito finas podem atravessar a barreira da pele, proporcionando resultados visíveis desde a primeira aplicação.




Talassoterapia

A talassoterapia, como cura marinha completa, faz intervir numerosas técnicas que envolvem os banhos de água salgada, as algas, os aerossóis, sendo a associação de tais técnicas dependente dos problemas a tratar.

A técnica a utilizar, o calor dos banhos e dos duchas, a sua força, a localização e a duração devem ser escolhidos após um exame médico prévio que determine com precisão a doença em causa, estabelecendo o tratamento a aplicar, refere António Ramos.

Os aerossóis consistem na inalação de vapores de água salgada e são especialmente benéficos nos casos de problemas nas vias respiratórias, sinusite e catarros rinofaríngeos.

“Os banhos tomam-se em piscinas coletivas com multijatos, jatos de costas, percurso de pernas, banho borbulhante, cascata e área para hidroginástica”. As banheiras de hidromassagem são individuais, com 180 jatos e 240 litros de água, a temperaturas de 34-38º C, entre 15 a 25 minutos.

“Há possibilidade de fazer-se igualmente ducha a jato, com temperaturas de frio ou quente, esclarece o médico. Todas estas técnicas intensificam o metabolismo celular, favorecendo o bem-estar.

Indicações terapêuticas

A talassoterapia é uma técnica de incontestável prevenção e manutenção que proporciona um imenso bem-estar. No entanto, existem problemas de saúde para os quais está particularmente direcionada pelos efeitos benéficos que produz.

As principais indicações da talassoterapia são as doenças do sistema osteoarticular e muscular – as artroses, as raquialgias, alguns reumatismos inflamatórios ou os traumatismos menores”.  Também está indicada nos casos de doenças do aparelho respiratório, designadamente nos casos de asma, sinusite, bronquite e nos casos de doenças do aparelho circulatório, nomeadamente da circulação venolinfática.

Outras áreas que podem beneficiar da talassoterapia são as situações de fadiga, stress, apoio pré e pós-parto, pós-cirurgia, prevenção e luta contra o envelhecimento e inclusivamente apoio a regimes de emagrecimento e tratamentos de adiposidade localizada e hidrolipodistrofias, ou seja, celulites enuncia o médico.


É provável que, no futuro, ainda se descubram muitos outros benefícios para o organismo que seja de origem marinha. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...