quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

VÍDEO DE AGRADECIMENTO

MEU MUITO OBRIGADO AOS PENSADORES, VISITANTES DO BLOG, ESSE VÍDEO EM AGRADECIMENTO AOS QUASE 10.000 VISITANTES, TEM UMA MÚSICA CHAMADA FELICIDADE NA VOZ DE AGOSTINHOS DOS SANTOS, MAS UM CLÁSSICO DA BOSSA NOVA ONDE TEM UM TRECHO NA LETRA QUE TEM TUDO A VER COM A ÉPOCA DO CARNAVAL. VEJA


Feita para o filme de Marcel Camus “Orfeu do Carnaval”, “A Felicidade” consagrou internacionalmente Agostinho dos Santos, a voz de Orfeu (cantando) no filme. Lamentando o caráter passageiro da felicidade (“Tristeza não tem fim / felicidade sim”), sua letra ostenta alguns dos mais belo versos da música popular brasileira: “A felicidade é como a gota / de orvalho numa pétala de flor / brilha tranqüila / depois de leve oscila / e cai como uma lágrima de amor...”.

E como o poema, a melodia é também de alta qualidade. Estimulada pela expectativa de sucesso do filme — que afinal aconteceu, com a premiação da Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em Hollywood —, nossa indústria do disco lançou em 1959 nada menos do que 25 gravações de “A Felicidade” (uma a mais do que “Eu Sei que Vou te Amar”), incluindo-se nessa leva inicial de intérpretes Maysa, Sylvia Telles, João Gilberto, Agostinho dos Santos (que a gravaria cinco vezes em sua carreira), além de instrumentistas como José Menezes, Chiquinho do Acordeom e Moacir Silva.

Detalhe pitoresco é que “A Felicidade” foi praticamente composta numa sucessão de telefonemas, com Jobim no Rio de Janeiro e Vinicius em Montevidéu, onde servia na embaixada brasileira.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...