quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CAMINHÃO DO PEIXE UMA BOA IDÉIA


Os pescadores de São Luís terão, a partir de agora, um apoio a mais da Prefeitura de São Luís. O prefeito da capital, João Castelo, assinou, na manhã de ontem, em solenidade com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim, o termo de recebimento do caminhão feira do peixe, veículo projetado especialmente para armazenagem e comercialização do pescado.
O evento ministerial aconteceu no auditório do Museu Nacional da República, com a participação de representantes de mais de 50 municípios contemplados. A seleção foi feita mediante edital de chamada pública do Ministério da Pesca e Aquicultura e representa um investimento de R$ 237.000,00 em cada caminhão. Acompanharam o prefeito João Castelo os secretários municipais Júlio França (Agricultura, Pesca e Abastecimento), João da Cruz Coelho Milhomem (Relações Parlamentares), Alarico Ribeiro Gonçalves (Articulação Institucional) e Edwin Jinkings (Comunicação).
Em sua fala na solenidade de entrega dos caminhões feira do peixe, João Castelo destacou a importância do programa. “É uma solenidade simples, mas de grande significado. Quero parabenizar o ministro Gregolim pela iniciativa e, inclusive, já o deixamos sensível para a necessidade de mais caminhões desse tipo para atender os mais de mil pescadores artesanais de São Luís, bem como a nossa população, superior a um milhão de habitantes. Todos nós temos que trabalhar em prol da população, sobretudo dos menos favorecidos. E o apoio do Governo Federal é extremamente importante”, disse.
Em seu discurso, o ministro Altemir Gregolim afirmou que, com o projeto, o Ministério da Pesca pretende criar condições para que o produtor do pescado comercialize o produto direto ao consumidor. “A nossa preocupação é para que o povo consuma um pescado de qualidade, de um setor que agora que está se estruturando como área estratégica de segurança alimentar e de geração de emprego e renda. Para mim é um motivo de muito orgulho estar concretizando este programa”, ressaltou.
Caminhão – O caminhão feira do peixe vai permitir que a população tenha acesso a um pescado de qualidade, com frequência e com preço que poderá ficar menor que o do mercado à medida que a oferta cresça. A “feira móvel” possui uma carroceria frigorífica projetada para a armazenagem e comercialização do pescado, equipada com câmaras frigoríficas que podem ser usadas para o armazenamento de pescado congelado e fresco e tem capacidade de transporte superior a 3,5 toneladas.
As características técnicas permitem que o caminhão seja aberto e transformado em ponto de comercialização, que funciona como uma feira ambulante ou peixaria móvel. De acordo com o titular da Semapa, Júlio França, o caminhão feira do peixe poderá ser utilizado nas feirinhas livres realizadas em vários bairros de São Luís, bem como em projetos específicos desenvolvidos pela Secretaria.

Um comentário:

Fusca disse...

Olivaci, gostei do blog.
Tens mais um seguidor, o Fusca das charges.
Se quiser ilustrar com algum dos rabiscos do Fusca, é só acessar o
www.fuscabrasil.blogspot.com
e copiar.
Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...