segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SAMU 192 SALVANDO VIDAS


Sobre a competência de atendimento do Samu 192, que é um serviço de urgência no qual são prestados socorros em vias públicas, locais de trabalho e residências nas seguintes ocorrências, cujas normas são ditadas pelo Ministério da Saúde.
Como funciona:
O chamada telefônica deve ser realizada através do número 192. Inicialmente o solicitante manterá contato com o telefonista auxiliar de regulação médica, responsável por colher as informações iniciais tais como, nome do solicitante, da vítima, qual a necessidade, endereço, ponto de referência e telefone.Logo em seguida a ligação é transferida para o médico-regulador que continuará o diálogo. Após esta fase, o regulador poderá tomar todas as decisões necessárias como cancelamento do pedido (se não for pertinente), orientação, liberação deequipes de suporte básico e/ou suporte avançado de vida.Para a segurança do usuário, todas as conversas telefônicas entre a população e a equipe do Samu são gravadas.
O médico-regulador Como o próprio nome indica, é um profissional formado em medicina responsável pelo gerenciamento, definição e operacionalização dos meios disponíveis, ou seja, as ambulâncias são liberadas apenas com sua autorização.Como acionarAtravés do número 192, de quaisquer telefones público, residencial ou celular. A ligação é gratuita.
Quando chamar:
Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
Em casos de intoxicação exógena
Em caso de queimaduras graves
Na ocorrência de maus tratos
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
Em casos de tentativas de suicídio
Em crises hipertensivas
Quando houver acidentes/trauma com vítimas
Em casos de afogamentos
Em casos de choque elétrico
Em acidentes com produtos perigosos
Ferimentos por arma de fogo
Ferimentos por arma branca (faca, facão, etc.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...