quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CUBANA BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ VEM AO BRASIL


O PT está fazendo de tudo, nos bastidores, para impedir a vinda de Yoani Sánchez, a blogueira do SITE Generación Y, autora do livro a Ilha Roubada, ela estara no Brasil em outubro para lançar o seu mais recente livro "De Cuba com Carinho", no Brasil. Yoani já teve o visto negado três vezes só este ano. Sérgio Guerra (PSDB-PE) protocolou um pedido na embaixada de Cuba e Demóstenes Torres (DEM-GO) tenta aprovar hoje um convite formal do Senado brasileiro a Yoani, como forma de pressionar Havana. Até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teria manifestado sua intenção de intervir na diplomacia cubana. "Não tenho esperanças de viajar. Viajo virtualmente no blog", resigna-se Yoani. "Mas é a primeira vez que políticos tentam me levar a um país e fico feliz que seja o Brasil."
Yoani Sánchez usa a internet para relatar, com humor cáustico, os perrengues do cotidiano sob o regime cubano. Seu blog teve 4 milhões de acessos em um mês e ela acaba de ser eleita pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Mas em Cuba pouca gente sabe que a blogueira existe.
Por que você decidiu fazer o blog ? Por vários motivos. Pelo fato de eu estar saturada com sentimentos como insatisfação e frustração. E, sobretudo, por constatar que os meios oficiais não refletiam nossa realidade.
Mas por que a internet, se ela é tão complicada e cara para um cubano ? Não fomos nós que decidimos fazer a revista na internet. O fato é que um cidadão normal em Cuba jamais terá acesso a alguns minutos de televisão nacional, alguns minutos na rádio ou algumas linhas nos jornais. Se em Cuba uma pessoa faz, imprime e distribui um pequeno jornal, é um delito que se chama propaganda inimiga, de acordo com o Código Penal. Não há leis que impeçam um cubano de colocar opiniões na internet.

2 comentários:

  1. O blog da Yoani é muito bom e ela ganhou ano passado o prêmio mundial do The Bobs. Com certeza seria muito legal ela estar por aqui e conversar com blogueros brasileiros. Vamos torcer para que ela consiga estar aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que ela venha mesmo!
    Aqui tem petições online pela vinda dela: http://www.imil.org.br/blog/peticao-on-line-pela-vinda-de-yoani-sanchez-ao-brasil/

    ResponderExcluir

obrigado pelo comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...